Blogue

Últimas sobre Web, Design e Código

Para que são as “mood boards”

A primeira fase de um planeamento de projeto é a fase de descoberta. Cada designer tem a sua própria abordagem e um processo diferente para a descoberta. Mas um aspecto comum é compreender com fundamento e propriedade, o desafio do projeto em questão e de transmiti-lo de forma eficaz ao cliente. As “mood boards”são uma excelente ferramenta para este fim. Ajudam os outros a “entrarem dentro das nossas cabeças”, a fim de transmitir uma estrutura temática para um projeto ou explicar o conceito.

Os aspectos visuais que fazem parte da marca constituem a identidade dessa marca. As “mood boards” ajudam a expressar a identidade e a dar consistência ao “quadro geral”. Uma variedade de elementos, podem ser incluídos:

  • Enquadramentos estruturais (wireframes)
  • Esquemas cromáticos
  • Texturas
  • Imagens inspiracionais
  • Screenshots de outros sites
  • Detalhes Tipográficos

Tradicionalmente, as “mood boards” eram placas de cortiça emolduradas onde se prendiam fotos, desenhos e outros artefactos com pioneses. Hoje em dia, a fim de economizar tempo e dinheiro, existem aplicações que permitem criar e compartilhar “mood boards” digitais.

Há um excelente artigo sobre “mood boards” digitais e como estas podem ser exploradas, em creativebloq.com. Eu recomendo-lhe que leia esse artigo, se quiser aprofundar esta matéria.

E quanto aos aplicativos que pode usar, eu sugiro que estes (porque o são gratuitos e eficazes):

Pinterest

Modernist Graphic Design no Pinterest

Evernote

moodboard2

The Matboard

The Matboard

Espero que tenha encontrado utilidade e inspiração neste artigo. Que seus “moods” sejam felizes e as suas “boards” transbordem de criatividade 🙂

Fontes
http://www.creativebloq.com/graphic-design/16-great-tools-creating-mood-boards-91412793
Design and Prototyping for Drupal by Dani Nordin

Twitter LinkedIn Google+ Facebook