Blogue

Últimas sobre Web, Design e Código

Partilhe o seu contacto facilmente, em qualquer lugar com um vCard

Creative Commons Attribution 2.0 Generic License ‘Startup Canada, Startup Chile and Startup Spain trying to exchange digital business cards’ by Luis Rivera Gurrea-Nozaleda

No que toca a cartões de visita, nada consegue ser mais eficiente do que um vcard.
Numa economia que se baseia em ligações, é importante estabelecer contatos. Em contextos formais, os cartões de visita partilham-se como um recurso de  conveniência e de memória. Algumas pessoas ainda distribuem o seu cartão de visita impresso. Mas, agora a sério, quantos desses cartões é que já deitou ao lixo, ou simplesmente esqueceu ou perdeu?

Os vCards vieram substituir os cartões de visita físicos. vCards poupam tempo e esforço. Tornam mais fácil e rápido passar a informação para uma plataforma de gestão de contatos ou para qualquer outra base de dados pessoal, como o Google contacts, por exemplo. Mais: os resultados são precisos, visto que estarão livres de qualquer erro de transcrição.

Existem aplicações compatíveis com os vCards, providenciando mecanismos de importação e exportação dos mesmos.

vCard foi desenvolvido por um consortium fundado pela Apple, AT&T, IBM, e Siemens, que entregou a especificação a um grupo da indústria, o Internet Mail Consortium (IMC) em 1996.

Vantagens do vCard

Os vCards podem ser usados para automatizar a troca de informações de contatos entre diversos dispositivos com aplicações compatíveis com vCard.
O tamanho de um vCard é por norma pequeno, o que significa que pode ser enviado como anexo de email.
Quando um vCard é recebido como parte de um email, facilmente se adiciona a informação ao ‘address book‘ do destinatário.
Um vCard pode ser usado para preencher web forms automaticamente, bastando arrastar e largar o vCard no web form. o vCard tem um amplo apoio da indústria. Inúmeras empresas fabricam produtos compatíveis com vCards. Por exemplo: Microsoft, Netscape, Palm e Nokia.

Criar informações de contatos num vCard

Peg

Peg
O Peg funciona de 4 simples maneiras.

  1. Pode partilhar um simples link (o meu é http://peg.me/catarinavclemente) para que as pessoas possam salvar a informação do contato no  seu respetivo address book em segundos.
  2. Permite que associe o seu calendário ao Peg para facilmente trocar informações em eventos, mesmo que se esqueça dos seus cartões de visita.
  3. Também pode sincronizar o Peg às suas redes sociais para facilmente trocar contatos com os outros utilizadores do LinkedIn, Twitter, Gmail ou Facebook.
  4. Pode salvar a informações dos contatos no ‘address book’ que já usa. Pode fazer isto, seja qual for a plataforma que usa. Se alguém guardar a sua informação através do Peg, receberá em troca a informação do contato dessa pessoa, tal como se trocassem cartões de visita.


Contxt

Contxt app

Tal como no Peg, pode trocar contatos, quer a outra pessoa tenha ou não uma conta criada no Contxt.
Do seu telefone, envia uma mensagem a 50500, com o texto “send 303475920”  (onde 303475920 são os 9 digitos no número de telefone do seu destinatário).

O destinatário receberá todas as suas informações de contacto.
O seu contato envia a mensagem “o-seu-username” para 50500 do telemóvel.

Receberá, então, uma confirmação do pedido (a menos que tenha desativado esta função). Ao aceitar, seu contato receberá suas informações.

Pode, também, partilhar o seu url cartão Contxt como uma assinatura de e-mail ou em redes sociais.

Twitter LinkedIn Google+ Facebook