Blogue

Últimas sobre Web, Design e Código

Efeito Lomo através do Gimp

GIMP é o acrónimo de ‘Image Manipulation Program’ do GNU. É um software distribuído gratuitamente, e está disponível para Linux, Mac OS X e Windows. Permite fazer edição de imagens, tal como o programa Adobe Photoshop. Desta vez, eu quis simular o efeito Lomography numa foto digital.
Esta era a foto original:

1 – Primeiro, vá até Colors > Curves e defina as curvas que você quiser (lembre-se que uma boa ideia pode ser aumentar a cor principal da foto, essas configurações são para aumentar o canal vermelho, se você precisa aumentar outras cores, utilizar diferentes parâmetros). Se você não se sentir à vontade com o Curves, também pode usar o Color Balance (Colors > Color Balance) para obter um resultado semelhante e de uma forma mais fácil.
gimp colour curves option
2 – A seguir, vá a Filters – Enhance – Unsharp mask e defina os seguintes parâmetros: 5.0, para radius; 0.50 para amount e 0, para threshold.

Gimp unsharp mask

3 –  Aceda a Colors > Brightness-Contrast e aumente o contraste para +20 ou mais. Não se preocupe se as luzes e sombras ficarem cortadas, o resultado será mais realista.

Gimp contrast

Agora a foto está bastante semelhante a uma Lomo, mas precisamos de adicionar a vinheta para obter uma Lomography perfeita.

4 – Use o Ellipse Select Tool para desenhar uma seleção em círculo.

5 – Suavize a seleção (Select > Feather) com um valor alto (cerca de 100 pixels cada 1000 pixels de largura) e inverta a seleção (Selection > Invert).

6 – Vá a Colors > Brightness-Contrast e defina -100 para Brilho e 20 para contraste. Pode refazer este passo para um efeito mais forte. O resultado deve ser semelhante ao seguinte:

Gimp brightness-contrast

E foi a última etapa deste tutorial de fotografia Lomo para o Gimp. Em baixo, pode comparar a foto antes e depois do efeito lomo, seguido de uma colagem de fotos reais tiradas com Lomo como inspiração.

terreiro-do-passo_pedrosimoes7_antes&depois

Twitter LinkedIn Google+ Facebook